Nossas Raças

Terrier Brasileiro
A HISTÓRIA DO TERRIER BRASILEIRO
A que consta no padrão oficial da raça terrier brasileiro, diz que descendem de cães do tipo Terrier trazidos da Europa pelas esposas dos filhos de fazendeiros, que muito comumente, a partir de meados do século XIX e início do século XX, iam estudar na Europa, e quando retornavam, muitas vezes casados, teriam trazido estes pequenos cães, que eram muito comuns entre as famílias mais abastadas de Londres e Paris nesta época.
Possivelmente eram das raças parson russel terrier, jack russel terrier e fox terrier de pelo liso, que eram raças muito comuns na Inglaterra neste período. E estes cães ao cruzarem com cães das fazendas no Brasil, e no campo sendo aproveitados na caça, na guarda e em menor escala no pastoreio de ovelhas, teriam criado em poucas gerações uma nova raça.
2.ª Teoria
Há outra hipótese bem forte, e com dados históricos que diz que cães de tipo terrier, sem precisão de raça definida, viajavam como caçadores de ratos em navios mercantes, principalmente nos ingleses, desde o século XIX. Os cães teriam sido tripulação fixa nestas embarcações devido ao receio que a população européia tinha da peste negra, e os cães ajudavam no controle dos ratos.
3.ª Teoria
Ainda há uma outra hipótese mais plausível do ponto de vista fenotípico da raça, que diz que os cães "terrier" espanhóis ratonero bodeguero andaluz e ratonero valenciano sejam os verdadeiros ancestrais do terrier brasileiro, os quais estão relacionados ao fox terrier. Estas duas raças espanholas são extremamente semelhantes ao terrier brasileiro, sendo verdadeiros sósias, muito mais semelhantes do que as raças britânicas citadas anteriormente.
Pastor da Mantiqueira
A HISTÓRIA DO PASTOR DA MANTIQUEIRA
O Pastor da Mantiqueira é uma raça de cães boiadeiros de porte médio que teve origem na Serra da Mantiqueira, na Região Sudeste brasileira.
A primeira teoria de origem considerou que, pela aparência e aptidão para pastoreio, o Pastor da Mantiqueira poderia descender das raças Pastor Belga e Pastor Holandês, e talvez até de alguns antecessores do Pastor Alemão, mas de menor porte.
No entanto, mais provavelmente, o Pastor da Mantiqueira pode ser um descendente de cães Ibéricos, como os das raças espanholas Pastor Garafiano, Pastor Basco e Can de Palleiro, todas muito mais semelhantes ao cão brasileiro, em especial o Pastor Garafiano.
Seja qual for a origem, o que é certo é que esses ascendentes trazidos da Europa teriam chegado à Serra da Mantiqueira no século XX, e nesta região cruzaram entre si. Esses cães teriam sido então selecionados pelos peões e pelos tropeiros na lida diária com os rebanhos bovinos.
Esses trabalhadores precisavam de um bom cão rústico de pastoreio, ágil, forte e resistente para conduzir a boiada por caminhos em que o peão em seu cavalo tinha dificuldades de chegar, devido ao relevo acidentado da Serra da Mantiqueira.

Nosso Compromisso
Trabalhamos exclusivamente com essas duas raças brasileiras excepcionais, garantindo que cada filhote seja criado com amor, cuidado e respeito às características únicas de sua linhagem. Nosso objetivo é preservar e promover essas raças maravilhosas, conectando-as com famílias que valorizem suas qualidades especiais.